25 novembro 2024

Adolescente de 12 anos morre após dar entrada em hospital no interior do AC e Saúde apura causa

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A adolescente Adriangela de Souza, de 12 anos, morreu na última segunda-feira (10), após dar entrada no Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul, interior do Acre, com dores no corpo, febre, baixa pressão e saturação. A Secretaria Estadual de Saúde (Seacre) apura a causa da morte e uma das suspeitas é a leptospirose.

A menina morava com os pais na comunidade São Salvador, no Rio Môa, zona rural de Mâncio Lima. Segundo a família, ela começou a se sentir mal e os pais decidiram levá-la ao hospital da cidade no sábado (8). Ela recebeu os atendimentos, foi colocada no oxigênio, apresentou uma melhora e foi levada para a sala de emergência.

No entanto, conforme a família, nessa sala, a adolescente teria ficado em uma cadeira somente tomando soro. No domingo (9), Adriangela voltou a se sentir mal, com dores no peito. Os familiares acusam um dos funcionários do hospital de negligência pela forma como colocou a menina para receber oxigênio.

Isso porque, segundo eles, foi após isso que a adolescente piorou e começou a vomitar sangue. A menina então foi transferida para o Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul, deu entrada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e morreu.

Em nota, a direção do Hospital Dr. Abel Pinheiro, em Mâncio Lima, informou que a paciente recebeu todo o atendimento necessário e que a administração da unidade não recebeu queixas relacionadas ao atendimento dela e que, caso seja formalizado, vai fazer a devida apuração. (Veja nota completa abaixo).

A Sesacre informou que a causa da morte está sob investigação e que todas as hipóteses baseados nos sintomas estão sendo analisadas, inclusive leptospirose. A pasta afirmou ainda que na certidão de óbito da menina a causa está como indeterminada. Ela passou por exames, o primeiro de leptospirose deu negativo, mas novas amostras ainda estão sendo avaliadas.

Nota do hospital de Mâncio Lima

Em resposta a demanda solicitada, a direção do Hospital Dr. Abel Pinheiro, em Mâncio Lima esclarece que:

1. A paciente A. S. V, de 12 anos, deu entrada no dia 8 de julho, com queixa de cefaleia, dor torácica, febre e dor em membros inferiores. Feita a avaliação, identificou-se baixa pressão, saturação e respiração alterada.

2. Diante disso, passou pela emergência, onde foi estabilizada e em seguida encaminhada para sala laranja, onde ficou em observação hospitalar até ser encaminhada ao leito, onde foram feitos exames de sangue, PCR, raio-x do tórax e de Covid-19.

3. A decisão da transferência ao Hospital do Juruá, se deu no dia seguinte, em decorrência do retorno do quadro de baixa pressão e saturação da paciente, sendo realizadas, enquanto esteve na unidade, todo o atendimento necessário.

Por fim, ressaltamos que a administração da unidade não recebeu, até o presente momento, queixas relacionadas ao atendimento da paciente enquanto estava sob nossa responsabilidade e assim que formalizado, iniciará os procedimentos cabíveis de apuração dos fatos.

Hélio Bentes da Costa Neto
Gerente Geral do Hospital Dr. Abel Pinheiro Maciel Filho

Por G1AC.

Veja Mais