18 julho 2024

Bebê de 6 meses é primeiro caso de variante Éris, da covid-19 no DF

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Publicidade

Um bebê de 6 meses foi confirmado como o primeiro caso de infecção pela nova variante da covid-19, a Éris. Ele precisou ser levado para o Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) em 11 de agosto com sintomas respiratórios. A criança foi internada, tratada e recebeu alta no dia 14. O caso foi confirmado pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF).

A descoberta foi feita pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen), da SES- DF, que fez o sequenciamento genômico em parceria com o Instituto Butantan, na última quinta-feira (24/8). Ao todo, foram analisadas mais de 30 amostras de diferentes regiões administrativas, mas a variante Éris foi encontrada apenas no bebê atendido no Hmib.

Em nota, a pasta alertou a população sobre os cuidados e reforçou que usar máscara, usar gel e lavar as mãos são as mais importantes formas de se prevenir qualquer doença de transmissão respiratória.

Outro caso

O Ministério da Saúde confirmou, na noite de quinta-feira (17/8), o primeiro caso da nova cepa do vírus da covid-19 EG.5, também conhecida como Éris, no estado de São Paulo. É uma paciente do sexo feminino, de 71 anos, e que, segundo o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), já está curada. Os primeiros sintomas apresentados foram de febre, tosse, fadiga e dor de cabeça no dia 30 de julho, com a coleta laboratorial no dia 8 de agosto. A idosa está com o quadro vacinal completo.

A variante Éris, como também é conhecida a EG.5, é uma subvariante da Ômicron, a mais comum no mundo atualmente. Até o momento, a nova cepa foi registrada em 51 países, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Via Correio Braziliense

Veja Mais