28 maio 2024

Governo promove diálogo regional para o fortalecimento do setor florestal madeireiro na Amazônia

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Com o objetivo de identificar os desafios e oportunidades enfrentadas pelo setor florestal madeireiro no estado, o governo do Acre, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi) e do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) e apoio do Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF), promove nesta quinta-feira, 31, o evento Diálogo Regional para o Fortalecimento do Setor Florestal Madeireiro nos Estados do Acre.

A reunião, que tem como público-alvo representantes do setor florestal madeireiro, será realizada na sede da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), em Rio Branco, das 8h às 16h30. O encontro visa à construção de um documento orientador de políticas públicas para o fortalecimento do setor, no contexto das decisões tomadas em relação à implementação da bioeconomia na Amazônia como opção para enfrentar os desafios climáticos.

A programação contará com a apresentação da experiência do Estado do Mato Grosso (MT) na dinamização do setor florestal, o levantamento das percepções dos empresários e empreendedores do setor florestal madeireiro do Acre, o diálogo entre os participantes e as conclusões.

A atividade faz parte do Plano de Trabalho do Fórum de Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal, que atua também como Comitê Diretivo do GCF e conta com o apoio financeiro da Agência dos Estados Unidos para a Cooperação Internacional (USAID).

A secretária do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas do Acre, Julie Messias, que também é presidente do Fórum de Secretários da Amazônia Legal e do Comitê Diretivo da GCF TF, falou da importância da temática.

“Será realizado um processo de escuta do setor madeireiro, para formular estratégias para melhorar a cadeia produtiva, aprimorando o diálogo e as tratativas”, disse.

Veja Mais