20 julho 2024

No Juruá, governo capacita profissionais da Segurança Pública em ações operacionais

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Publicidade

O governo do Acre tem como uma das prioridades de sua gestão, a Segurança Pública, como uma política efetiva de qualidade e proteção aos cidadãos acreanos.

Por isso, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) realizou em Cruzeiro do Sul o Curso Operacional Integrado (COI) cujo objetivo é uniformizar práticas operacionais comuns, das instituições que compõem o Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp). Das quais destacam-se Polícia Penal, Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Forças de segurança pública do Juruá em treinamento. Foto: Cedida.

Durante uma semana de formação, os alunos tiveram aulas de abordagem a veículos e pessoas, armamento, munição e tiro, técnicas de uso de algema, sobrevivência policial e uso de torniquete tático.

“O operador da segurança pública deve passar por treinamento continuamente. No caso dos policiais militares, os profissionais são frequentemente capacitados para ações de policiamento ostensivo e especializado. Os cursos de abordagem policial, por exemplo, costumam ser distintos para cada situação, como abordagens de alto risco ou a populações específicas, como a de deficientes auditivos”, disse o comandante da Polícia Militar em Cruzeiro do Sul, Edvan Rogério.

Na atual gestão, já foram capacitados mais de 226 profissionais em vários municípios, isso demonstra o compromisso do governo do Estado em fortalecer o Sistema de Segurança Pública do Acre.

Sejusp reúne profissionais de diversas áreas da segurança pública em curso de aprimoramento de técnicas. Foto: Marcos Santos/Secom.

O que relataram

“O curso foi um divisor de águas entre as instituições, barreiras foram quebradas e fomos fortalecidos. Independente da instituição que estamos servindo o que ficou claro é que juntos somos mais fortes. As instruções foram transmitidas por profissionais capacitados, saio desse curso com minha bagagem de conhecimento renovada”

Danielen Fernandes, policial penal.

“Os cursos de capacitação na segurança pública servem para cumprir diversos objetivos e são de suma relevância para a formação e atualização contínua dos profissionais”

Coronel Vandernilson Perez, bombeiro militar, coordenador geral do COI.

Veja Mais