O Hospital Universitário da Universidade Federal do Acre (Ufac) deixará de ser apenas um sonho para se tornar uma realidade, disse o senador Sérgio Petecão (PSD-AC) após reunião, nesta quarta-feira (23), com a reitora da Ufac, Guida Aquino, e o dr. Arthur Chioro, presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Na ocasião, discutiram sobre os encaminhamentos fundamentais para a construção desse hospital universitário.
O senador informou que sentiu firmeza nas palavras de Chioro, que se comprometeu em acelerar o processo de elaboração do projeto arquitetônico da instituição. Ressaltou o parlamentar que todo o projeto será desenvolvido e implementado pela estatal Ebserh, que, em conformidade com as normas federais, é a responsável pelos hospitais universitários de todo o País, bem como por sua construção e manutenção.
Ficou acordado que para dar início à elaboração do projeto será necessário um aporte financeiro, que o senador se comprometeu a destinar por meio de uma emenda.
Chioro, que já foi ministro da Saúde entre 2014 e 2015, no governo da presidente Dilma Rousseff, enfatizou que “a meta do governo federal é agilizar ao máximo todos os trâmites burocráticos com que se possam acessar os recursos disponibilizados pelo Programa de Aceleração de Crescimento (PAC).”
Para o parlamentar, esta é uma oportunidade única, tanto para a Ufac, quanto para a população do Acre, que poderá contar, no futuro, com um hospital de alta qualidade no atendimento à população.
“Estamos comprometidos em garantir essa construção do Hospital Universitário do Acre e, assim, garantir que nossa população tenha acesso a mais esse importante serviços de saúde de excelência. A verba inicial que irei alocar para a elaboração do projeto é o primeiro passo para alcançar esse objetivo. De agora em diante, não mediremos esforços para esse sonho enfim sair do papel e se tornar uma realidade muito esperada por todos nós, acreanos,” afirmou.
Ebserh
A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada pela Lei 12.550, de 2011, como uma entidade pública, ligada ao Ministério da Educação. Seu propósito é fornecer atendimento médico-hospitalar gratuito à comunidade, abrangendo cuidados ambulatoriais e de diagnóstico, bem como oferecer suporte educacional e de pesquisa a instituições federais de ensino na área da Saúde. A Ebserh compreende a maior rede de hospitais públicos do Brasil, incluindo sua sede central, e 50 hospitais universitários federais vinculados a 35 universidades federais.