Na manhã desta sexta-feira, 25, a Polícia Federal, por meio de seu Grupo Especial de Investigações, deflagrou a Operação Rapirrã na cidade de Plácido de Castro. O objetivo principal dessa operação é combater o tráfico de drogas e o comércio ilegal de armas de fogo na região. As investigações se originaram a partir de informações de inteligência que apontaram a utilização do Rio Rapirrã (que batiza a operação) por criminosos para transportar grandes quantidades de drogas na área.
O Grupo Especial de Investigações Sensíveis da Polícia Federal do Acre (GISE/AC) conduziu diligências que levaram à identificação de várias pessoas envolvidas nas atividades criminosas. A operação foi deflagrada com o intuito de desmantelar as atividades ilícitas em curso e identificar outros envolvidos. Vale destacar que o tráfico de drogas frequentemente alimenta o roubo e furto de veículos, muitas vezes com o propósito de trocá-los por entorpecentes e armamentos provenientes do lado boliviano.
A operação mobilizou cerca de 60 policiais federais, responsáveis pela execução de 24 mandados, sendo 13 de busca e apreensão e 11 de prisão, todos direcionados à cidade de Plácido de Castro/AC. A ação também contou com o apoio da Polícia Civil local.
Os indivíduos sob investigação poderão ser acusados de tráfico de drogas, associação para o tráfico e comércio ilegal de armas de fogo, dependendo das evidências obtidas durante a operação.