O monitoramento via satélite de desmatamento do Governo Federal revelou os municípios com as maiores áreas com alertas nos biomas Cerra e Amazônia, entre janeiro e julho de 2023.
Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), houve uma queda de 66% no alerta de desmatamento na Amazônia Legal e um aumento de 26% no Cerrado.
Na Amazônia, os três municípios com maior área sob alertas de desmatamento são Apuí (AM), Feliz Natal (MT) e Altamira (PA).
Gráfico das cidades que mais desmataram na Amazônia – Metrópoles
Não é a primeira vez que Apuí se destaca como o município com maior desmatamento. A cidade já ocupou a primeira colocação do ranking de desmatamento e queimada em pesquisas anteriores.
Em julho deste ano, Apuí foi uma das escolhidas para receber a Força Nacional no combate a incêndios florestais.
Cerrado em risco por causa do desmatamento
No caso do Cerrado, as cidades com maior área sob alertas de desmatamento foram São Desidério (BA), Jaborandi (BA) e Balsas (MA).
Boa parte desse desmatamento do Cerrado foi autorizado pelo poder público dos estados, segundo o Ministério do Meio Ambiente. A legislação brasileira prevê a proteção de 20% da mata nativa nas propriedades.
No entanto, a equipe técnica do ministério está passando um pente fino para verificar os casos em que o proprietário se aproveitou de uma autorização para desmatar além da área permitida.
Via Metrópoles