21 fevereiro 2024

Amostra de asteroide deve chegar ao planeta Terra neste domingo

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Publicidade

Nesse domingo, 24, a espaçonave OSIRIS-REx tem um encontro marcado com a Terra, e ela traz consigo um presente cósmico muito especial: uma amostra intocada coletada do asteroide próximo Bennu.

Se tudo correr conforme o planejado, a espaçonave lançará uma cápsula contendo cerca de 250 gramas de rochas e solo asteroidais em direção a uma zona de pouso no deserto de Utah, nos Estados Unidos.

A NASA planeja transmitir ao vivo o momento da entrega da amostra, a partir das 10h (horário local) e 11h (horário de Brasília) no domingo. Espera-se que a cápsula entre na atmosfera terrestre às 10h42 (horário americano), viajando a uma velocidade de cerca de 44.498 quilômetros por hora, e pouse em Utah cerca de 13 minutos depois.

Após a entrega da cápsula, a OSIRIS-REx seguirá em sua jornada pelo sistema solar para realizar observações detalhadas de outro asteroide chamado Apophis.

O estudo da amostra coletada pode oferecer aos cientistas informações cruciais sobre as origens do nosso sistema solar, uma vez que os asteroides são considerados “fósseis” dos primeiros dias do sistema solar, com uma idade estimada de 4,5 bilhões de anos. Além disso, a análise da amostra pode ajudar a entender melhor Bennu, um asteroide que apresenta uma possível ameaça de colisão com a Terra no futuro.

É importante ressaltar que o retorno dessa primeira amostra de asteroide coletada pela NASA levou vários anos para ser planejado e executado, marcando um avanço significativo na exploração espacial.

via cnn brasil.

Veja Mais