29 fevereiro 2024

Aviso da Secretaria de Meio Ambiente do Acre: Estiagem impacta a qualidade do ar

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Publicidade

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Acre (Sema), através do Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma) e da equipe da Sala de Situação e Monitoramento Ambiental (Sisma), faz um alerta à população sobre o período de estiagem, que está influenciando a qualidade do ar.

Nos últimos seis horas, o monitoramento contínuo identificou alertas de criticidade da qualidade do ar em municípios específicos, como Rio Branco, Bujari e Xapuri.

Os informativos sobre a situação da qualidade do ar no estado do Acre são divulgados semanalmente, visando subsidiar ações e decisões do governo estadual. Devido à gravidade da situação, foi emitido um aviso especial para conscientizar a população sobre a importância dos cuidados.

As informações sobre a qualidade do ar foram obtidas através da rede de sensores fornecida pelo Grupo de Estudos e Serviços Ambientais da Universidade Federal do Acre (Ufac) e fazem parte da Rede de Monitoramento da Qualidade do Ar estabelecida pelo Ministério Público do Estado do Acre (MP/AC). Os dados podem ser acessados em www.purpleair.com.

Apesar da redução nos focos de queimadas desde o início do ano, devido à ação conjunta entre os órgãos de comando e controle, a secretária do Meio Ambiente, Julie Messias, destaca a importância da atenção nesse momento. Ela reforça que o governo está atuando em todos os municípios, especialmente aqueles mencionados no decreto de emergência ambiental:

“É fundamental que todos trabalhem em conjunto, governo e população. Estamos realizando um esforço conjunto na capital e nos municípios, promovendo a conscientização para combater infrações ambientais. Este ano enfrentamos uma situação crítica devido à estiagem e, por isso, os órgãos de comando e controle ambiental estão se esforçando para combater incêndios e o desmatamento.”

Veja Mais