24 julho 2024

Centro de Apoio ao Surdo do Acre celebra o Dia Nacional da Pessoa Surda

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Publicidade

Neste Dia Nacional da Pessoa Surda, 26, o Centro de Apoio ao Surdo do Estado do Acre (CAS), em Rio Branco, celebra os direitos já adquiridos pela comunidade e levanta a bandeira da conscientização sobre a ampliação da acessibilidade em relação à Língua Brasileira de Sinais. O centro desenvolve atividades para que a comunicação entre as pessoas aconteça efetivamente.

A professora de Língua Brasileira de Sinais do CAS, Débora Nolasco, destacou: “Tenho uma experiência na comunidade de surdos, e trabalho em vários núcleos, na sala de recursos e em oficinas.  Trabalhamos para diminuir as barreiras da comunicação, e aqui nós temos muita responsabilidade e motivamos os alunos para que eles possam desenvolver e melhorar a cada dia a língua de sinais”.

Professora de língua de Sinais do CAS, Débora Nolasco. Foto: Alison Oliveira/ Secom

O CAS foi implantado em 2005, e tem o objetivo de capacitar os profissionais de educação para atender os alunos surdos, com a intenção de auxiliá-los no aprendizado.

Neste ambiente, que destaca a importância da comunicação em Libras, Helena Sperotto, responsável pela Formação dos intérpretes, afirma: “Temos 18 anos de história, atualmente o CAS tem como objetivo disseminar o ensino da Libras para os profissionais que trabalham diretamente e indiretamente para alunos surdos”.

Veja Mais