20 julho 2024

Guaíba atinge nível mais alto desde 1941, alerta Defesa Civil de Porto Alegre

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Orla do Guaíba, em Porto Alegre, alagada — Foto: Reprodução/RBS TV

Nesta quarta-feira (27), por volta do meio-dia, o nível do Guaíba atingiu a marca de 3,17 metros em Porto Alegre, conforme informado pela Defesa Civil da cidade. Este é o nível mais elevado desde a histórica enchente de 1941, quando as águas atingiram a marca de 4,75 metros. A cota de inundação do Guaíba na região do cais é de 3 metros.

Publicidade

A elevação do nível das águas resultou na invasão de alguns trechos da Orla do Guaíba, afetando áreas de passeio e espaços destinados à prática de exercícios físicos. Além das chuvas, rajadas de vento também estão ocorrendo devido à formação de um novo ciclone extratropical que passa pela costa do Rio Grande do Sul.

A prefeitura de Porto Alegre fechou as comportas do sistema de proteção contra enchentes na segunda-feira (25). Esse sistema é composto por 14 comportas, 23 casas de bombas e 24 km de diques externos e internos. No entanto, apesar das ações preventivas, a água começou a vazar por volta do meio-dia desta quarta-feira, exigindo a intervenção dos funcionários da prefeitura, que colocaram sacos de areia para evitar a passagem da água.

O sistema de comportas foi implementado após a enchente de 1941, visando evitar uma situação semelhante àquela vivida naquele ano. Antes de 2023, a última vez que as comportas foram acionadas foi em 2015, quando o nível do lago atingiu 2,94 metros.

Nesta quarta-feira, o ciclone extratropical que se formou sobre o RS está se afastando em direção ao alto-mar, mas ainda influencia o clima no Sul do país. Prevê-se fortes rajadas de vento, especialmente na Região Metropolitana e no Litoral, embora o volume de chuva esperado deva diminuir, apesar da possibilidade de queda de granizo.

De acordo com a Defesa Civil, por volta das 11h30, o nível da água já ultrapassava a cota de inundação, atingindo 3,17 metros, ou seja, 17 centímetros acima do limite estabelecido. A situação levou a água a alcançar as calçadas, afetando regiões como o Cais Mauá, um dos pontos turísticos mais importantes de Porto Alegre. A Defesa Civil do RS emitiu um alerta, prevendo que o Guaíba alcance o nível de inundação “nas próximas horas”, conforme comunicado emitido por volta das 7h desta quarta-feira, válido por 24 horas.

Veja Mais