21 julho 2024

Igreja batista renovada esclarece uso de espaço cultural da filmoteca acreana para culto evangélico

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Publicidade

A Igreja Batista Renovada emitiu uma nota de esclarecimento na noite de segunda-feira, 11 de setembro, em resposta à controvérsia relacionada à utilização do espaço cultural da Filmoteca Acreana para a realização de um culto evangélico, evento que gerou críticas por parte de artistas e produtores culturais do Acre. O culto ocorreu na última quinta-feira, 8 de setembro.

De acordo com o comunicado, a Igreja Renovada esclarece que não organizou o evento, mas foi convidada a participar de um projeto de culto evangélico de 24 horas, nos dias 7 e 8 de setembro, que ocorreu no auditório da Biblioteca Pública. A nota enfatiza que a igreja teve apenas uma hora de participação no evento.

Vale ressaltar que o espaço cultural da Filmoteca Acreana é um patrimônio público gerido pela Fundação Elias Mansour (FEM). O manifesto divulgado pelos artistas critica a falta de atividades e espaços destinados às atividades culturais no estado do Acre:

“Boa parte destes espaços estão fechados, esperando por reformas ou até mesmo sem estrutura para funcionar. Os espaços são poucos, se comparados ao número de templos religiosos em funcionamento. Neste contexto, não encontramos razão que justifique a utilização desses espaços e equipamentos culturais para uso religioso”, destaca o manifesto.

Em resposta à situação, um movimento cultural organizado realizará uma coletiva de imprensa na produtora Saci Filmes a partir das 14h desta terça-feira, 12. O objetivo é discutir o gerenciamento da Fundação Elias Mansour (FEM) em relação a esses espaços e a utilização deles para cultos evangélicos, o que tem gerado preocupações em relação às atividades culturais e artísticas.

Até o momento, a Fundação Elias Mansour ainda não emitiu uma declaração oficial sobre o assunto.

Veja Mais