28 maio 2024

Senado aprova pedido de Petecão para audiência sobre crise aérea no Acre

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) celebrou a aprovação, na quarta-feira (30), do requerimento REQ 65/2023, de sua autoria, pela Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado. Esse requerimento convida o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, a participar de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do estado do Acre. O objetivo da audiência é discutir soluções para os problemas relacionados ao transporte aéreo na região.

O parlamentar informou que entrará em contato com o ministro ainda hoje para agendar a data da audiência. Ele destacou a colaboração dos deputados estaduais Luiz Gonzaga e Nicolau Júnior, respectivamente presidente e primeiro-secretário da Assembleia Legislativa do Acre, que estão empenhados em promover essa reunião tão importante para a população local.

Além do ministro Márcio França, serão convidados a participar da audiência representantes das empresas aéreas Gol Linhas Aéreas e Latam, que operam os voos comerciais para o estado, bem como representantes da Azul Linhas Aéreas Brasileiras e o diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Tiago Sousa Pereira.

O senador enfatizou que a situação dos serviços prestados pelas companhias aéreas no estado tem se deteriorado a cada dia. Ele mencionou que todas as aeronaves estão constantemente lotadas e criticou a falta de oferta de voos diários e o alto custo das passagens, que são as mais caras do Brasil.

Petecão argumentou que uma audiência pública é o fórum adequado para discutir o assunto, coletar sugestões e trabalhar em conjunto para encontrar soluções para o problema. Ele ressaltou que os serviços prestados pelas empresas aéreas aos passageiros que precisam viajar do Acre para outros destinos estão em condições extremamente precárias. Os custos das passagens aéreas estão desproporcionalmente altos em comparação com destinos igualmente distantes. Além disso, há poucas opções de linhas aéreas e horários de voo limitados. O senador enfatizou a necessidade de reverter essa situação o mais rápido possível.

Veja Mais