19 abril 2024

Acre lidera em mortes por choque elétrico no Brasil

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

De acordo com o Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica 2022 divulgado pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), o Acre se destaca como o estado brasileiro com a maior taxa de mortes por choque elétrico a cada milhão de habitantes.

No ano passado, o estado acreano registrou uma taxa alarmante de 9,79 mortes por choque elétrico para cada milhão de habitantes. Em comparação, o estado mais populoso do Brasil, São Paulo, com cerca de 47 milhões de habitantes, apresentou uma taxa significativamente menor, com 1,32 mortes por choque elétrico a cada milhão de habitantes em 2022.

Os dados revelam que a taxa brasileira de mortes por choque elétrico foi de 2,76, indicando uma melhoria em relação ao ano anterior, quando foi registrada a taxa de 3,16. No entanto, apesar dessa redução, o número ainda permanece elevado, ressaltando a necessidade urgente de ações preventivas e educativas para mitigar esses incidentes.

Os cálculos das taxas de mortes por acidente de origem elétrica foram baseados em dados da Estimativa Populacional Brasileira consultados na Pesquisa Brasileira de Densidade Populacional de 2010, publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Veja Mais