20 julho 2024

Avião presidencial será usado para resgate de brasileiros em Israel

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Publicidade

O avião da Presidência da República foi cedido pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para auxiliar na repatriação de brasileiros que estão em Israel em meio ao conflito com o Hamas. A aeronave, um VC-2 (Embraer 190), tem capacidade para 40 passageiros e vai decolar do Brasil ainda nesta 5ª feira (12.out).

De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), o acionamento foi feito em caráter de urgência.

Esse será o sexto avião da FAB a participar da Operação Voltando em Paz. A decolagem será da Base Aérea de Brasília, com destino a Roma, na Itália. De lá, o voo deve seguir até a cidade de Tel Aviv, caminho feito pelos três aviões que já resgataram brasileiros em solo israelense.

O terceiro avião, com 70 passageiros, decolou de Tel Aviv às 17h55 (no horário local, 11h55 no horário de Brasília) desta 5ª. Nos dois primeiros voos feitos pela Voltando em Paz, 425 brasileiros foram resgatados: 211 no primeiro e 214 no segundo.

Mais duas aeronaves, ambas KC-30 (com capacidade para 210 passageiros), devem trazer brasileiros de volta ao país nos próximos dias:

– O quarto avião, que já está em Roma (Itália), tem previsão de sair de Tel Aviv às 17h (horário local) desta 6ª (13.out). Ele deve chegar ao Brasil, no Aeroporto do Galeão (RJ), às 23h30 de sábado (14.out).

– O quinto avião tem previsão de decolagem do Galeão às 17h desta 5ª (12.out). A saída de Tel Aviv deve acontecer às 17h (horário local) de sábado (14.out), com previsão de aterrissar no Galeão às 23h30 de domingo (15.out).

Via SBTnews

Veja Mais