20 julho 2024

Brasileira de 20 anos combate no Oriente Médio pelo exército de Israel

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Publicidade

A brasileira Carolina Mendes, de 20 anos, nasceu no Ceará e foi morar em Israel aos 14 anos para estudar. Carol é soldado do exército israelense e não tem pretensão de voltar ao Brasil. A jovem atua na equipe de resgate e estava de folga no dia do ataque do Hamas a Israel, na base militar na Faixa de Gaza.

No país, o alistamento é obrigatório também para mulheres a partir dos 18 anos. Carol também já morou em São Paulo e está em Israel desde a adolescência. Ao se alistar para o serviço militar obrigatório, ela conseguiu a cidadania israelense.

“Terminando o 3º ano, ela tinha a opção de voltar ou não (para o Brasil). Mas como ela já tinha duas irmãs lá, a Bianca e a Renata, ela resolveu ficar. Ela se alistou ao Exército, ela já está há quase dois anos no Exército”, diz a mãe da militar, Izabel Mendes.

Izabel conta que a filha criou um grupo de WhatsApp para manter contato com a família e se comunica sempre que pode. “Em todo contato eu sempre digo eu te amo, é importante sempre dizer que amo”, conta a mãe.

“A gente brinca que a Carol testa o nosso coração o tempo inteiro. Ela podia servir cafezinho ou fazer qualquer serviço burocrático, mas ela não quis. Ela quis ser uma soldado e foi treinar para isso. Ela faz parte da equipe de resgate. Ela é chamada em qualquer terremoto muito grave, ela é chamada para fazer o resgate de vítimas debaixo de escombros”, relata Izabel.

Desde o início do conflito, Carolina tem se deslocado para outras bases militares. Izabel repassa as mensagens de que a filha se mostra bastante segura e determinada em defender o país. “Ela foi escolher ajudar, ela foi escolher estar na frente”, partilha a mãe de Carolina em mensagem de áudio.

O pai de Carol, Alessandro Barreto, afirma que admira a militar pela bravura: “Nem eu teria essa coragem”.

Filha de pai brasileiro e mãe israelense, Carol Mendes mora em Israel desde os 15 anos. — Foto: Arquivo Pessoal/Reprodução

Filha de pai brasileiro e mãe israelense, Carol Mendes mora em Israel desde os 15 anos. — Foto: Arquivo Pessoal/Reprodução

Via G1

Veja Mais