20 julho 2024

Chuva intensa em Rio Branco causa danos em residências e preocupações

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Publicidade

A capital Rio Branco foi atingida por uma chuva intensa na tarde desta sexta-feira (13), ocasionando transtornos significativos, especialmente na região da Estrada do Irineu Serra. Durante cerca de 30 minutos, ventos fortes destelharam diversas casas, incluindo a residência da dona de casa Raimunda Nonato, de 55 anos.

Raimunda Nonato relatou que os ventos devastaram sua casa, levando à perda de todos os móveis que foram destruídos pela chuva. Além disso, a estrutura da casa ficou completamente danificada, deixando-a emocionalmente abalada. Ela expressou sua dificuldade diante da situação, tendo escapado com seus filhos sob uma mesa durante o temporal.

O coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão, informou que o Disque 193 registrou uma ocorrência durante esse período, mas ressaltou que na mesma localidade há várias outras ocorrências semelhantes. A quantidade de chuva desse temporal e a velocidade dos ventos ainda não foram precisamente determinadas.

O Instituto de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas para todo o Acre, vigente até às 10h de sábado (14). O alerta amarelo indica chuvas entre 20 e 30 mm/h, podendo chegar a 50 mm/dia, além de ventos intensos (40-60 km/h). Existe um baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O Inmet oferece instruções de segurança à população para lidar com os efeitos da chuva intensa e ventos fortes. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros estão prontos para responder a emergências e prestar assistência à comunidade.

Veja Mais