21 julho 2024

Deputado Gerlen Diniz inicia luta por energia na fronteira e reservas ambientais

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Publicidade

Milhares de brasileiros enfrentam a falta de energia elétrica nas regiões de fronteira entre o Acre e o Amazonas, incluindo as Reservas Ambientais, como a Reserva Extrativista Chico Mendes. Os habitantes da fronteira estão impossibilitados de acessar esse serviço essencial devido a questões burocráticas, mesmo estando próximos da rede de distribuição de energia.

A denúncia foi feita durante esta semana pelo deputado Gerlen Diniz (PP-AC) no plenário da Câmara. O parlamentar explicou que entrou em contato com a concessionária Energisa/Acre, que, apesar da disposição em atender os moradores da Reserva Chico Mendes, está impedida de agir devido à falta de autorização do ICMBio (Instituto Chico Mendes da Biodiversidade) e do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente).

“Vamos realizar diligências junto ao Ministério do Meio Ambiente e à presidência do ICMBio, pois essa situação não pode perdurar. Continuaremos nessa luta até que o problema seja resolvido”, declarou o deputado.

Na busca por uma solução na fronteira com o Amazonas, Gerlen Diniz solicitou o apoio da bancada federal do Amazonas no Congresso Nacional e planeja se reunir com o representante da Amazonas Energia, em data a ser confirmada.

“Não podemos ficar inertes diante dessa situação. A energia elétrica é um direito de todos, já definido pelo Supremo Tribunal Federal. Acredito que, se houver interesse político, essas pessoas podem ter acesso a uma energia elétrica de qualidade”, enfatizou o deputado.

Veja Mais