19 outubro 2024

Lionel Messi conquista a oitava bola de ouro

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Na cerimônia da Bola de Ouro realizada em Paris nesta segunda-feira (30), o jogador argentino Lionel Messi foi consagrado pela oitava vez como o melhor jogador do mundo pela revista France Football. O astro argentino superou concorrentes de peso, como Kylian Mbappé, do PSG, e Erling Haaland, do Manchester City, para conquistar o prêmio mais cobiçado do futebol individual.

Na temporada 2022/23, Messi demonstrou seu talento marcando 42 gols e realizando 26 assistências, liderando a seleção argentina para conquistar um histórico tricampeonato na Copa do Mundo do Catar. Além disso, contribuiu para a conquista do Campeonato Francês pelo PSG.

Com essa oitava vitória, Messi estabelece um novo recorde como o maior vencedor da história da Bola de Ouro. Cristiano Ronaldo, atualmente no Al-Nassr da Arábia Saudita, segue na segunda posição com cinco conquistas. Em terceiro lugar, empatados com três vitórias, estão os lendários ex-jogadores Michael Platini, Johan Cruyff e Marco van Basten.

Em seu discurso após receber o prêmio, Messi fez questão de homenagear o legado de Diego Maradona, ídolo argentino que faleceu em 2020 e que completaria 63 anos na data da premiação.

Pela segunda vez na história da premiação, o calendário europeu (de julho de 2022 a agosto de 2023) foi considerado para a escolha dos vencedores, em vez do calendário anual (de janeiro a dezembro), como era feito anteriormente.

Atualmente atuando pelo Inter Miami, dos Estados Unidos, Messi conquistou a Copa das Ligas logo nos primeiros meses, tornando-se uma figura central no projeto de expansão do futebol estadunidense.

Além disso, é previsto que essa seja possivelmente a última vitória de Messi nessa premiação, visto que ele está jogando na Liga Americana, longe dos holofotes da Liga dos Campeões e do futebol europeu, o que pode abrir espaço para outros jogadores brilharem nesse cenário individual.

Na classificação, o brasileiro Vinícius Jr. ficou na sexta posição, representando a melhor colocação de um jogador brasileiro desde 2012, quando Neymar alcançou a terceira posição. A lista dos dez primeiros colocados na Bola de Ouro masculina ficou da seguinte forma:

1º: Lionel Messi (Inter Miami/Argentina)

2º: Erling Haaland (Manchester City/Noruega)

3º: Kylian Mbappé (PSG/França)

4º: Kevin de Bruyne (Manchester City/Bélgica)

5º: Rodri (Manchester City/Espanha)

6º: Vinícius Jr. (Real Madrid/Brasil)

7º: Julián Álvarez (Manchester City/Argentina)

8º: Victor Osimhen (Napoli/Nigéria)

9º: Bernardo Silva (Manchester City/Portugal)

10º: Luka Modric (Real Madrid/Croácia)

Veja Mais