
Taió, no Vale do Itajaí, amanheceu nesta segunda-feira (9) com ruas inundadas, moradores ilhados e 200 pessoas desabrigadas por conta das chuvas que atingem a região. O rio que corta a cidade chegou a 12 metros de altura e água já atinge o segundo piso dos imóveis.
Segundo a Defesa Civil do município, o nível da água superou o registrado na enchente de 2011, quando ocorreu a maior cheia recente da cidade. O município tem 18,3 mil habitantes.
A região do Vale do Itajaí, assim como o restante de Santa Catarina registra diversos problemas por conta da chuva constante e volumosa.
No estado, 131 municípios já informaram estragos causados pela chuva, duas pessoas morreram, um bebê fico ferido e 60 cidades decretaram situação de emergência.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/U/O/ZlfKqXSjK2yaAVfdRW5Q/rio-atinge-12-metros-e-cidade-de-sc-amanhece-com-ruas-inundas-ruas-e-moradores-ilhados-video.jpg)
Rio atinge 12 metros e cidade de SC amanhece com ruas inundas ruas e moradores ilhados; VÍDEO — Foto: Videomonitoramento/Reprodução
Na madrugada de domingo (8), a barragem Oeste, localizada em Taió, atingiu a capacidade máxima e verteu, o que também contribui para o aumento do nível do rio na cidade nesta segunda.
Além disso, o relatório da Defesa Civil estadual mostra que até as 17h de domingo choveu 56 milímetros em 12 horas em Rio do Campo, município que fica acima de Taió, o que interfere no nível do rio do município.
Por g1 SC e NSC