21 julho 2024

Sindicato dos médicos do Acre avalia greve devido a irregularidades salariais e cortes de adicionais

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Publicidade

O Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) convocou uma assembleia-geral extraordinária (AGE) para a próxima quarta-feira, dia 04, em resposta a inúmeras queixas relacionadas ao não pagamento de plantões e ao corte dos adicionais dos médicos. Há relatos, inclusive, de demissões de profissionais da área. Documentos comprovam as irregularidades que chegaram ao conhecimento do sindicato.

Os representantes sindicais buscaram soluções junto à Secretaria de Estado da Saúde (Sesacre), exigindo a recontratação dos profissionais e o pagamento dos valores devidos. Caso não haja uma resolução satisfatória, a classe médica está pronta para paralisar suas atividades por tempo indeterminado.

Guilherme Pulici, presidente do Sindmed-AC, criticou a situação, afirmando que os médicos não podem ser penalizados pela ineficiência da gestão atual, que é responsável pela crise financeira. Ele destacou o esforço dos profissionais durante a pandemia e ressaltou que não receberam as devidas homenagens e estão sendo os primeiros a serem prejudicados economicamente.

Mesmo com a promessa da gestão de que a crise financeira não afetaria a Saúde e a Educação, os atrasos e cortes salariais persistem, deixando os profissionais insatisfeitos. Questões antigas, como o Plano de Cargo, Carreira e Remuneração (PCCR) e reposição inflacionária, também não foram atendidas, desencadeando preocupações e discussões adicionais durante a AGE.

A Diretoria da entidade está considerando a necessidade de buscar medidas judiciais para garantir o pagamento das horas trabalhadas e responsabilizar os gestores pelos cortes indevidos.

Em resposta, a Sesacre confirmou o atraso no pagamento dos plantões extras e garantiu o pagamento até a próxima sexta-feira, dia 6 de outubro, em folha de pagamento suplementar. O secretário Pedro Pascoal assegurou o compromisso da Secretaria de Saúde em honrar seus pagamentos de maneira correta e pontual.

Com informações ac24horas

Veja Mais