18 julho 2024

Taxa de desemprego atinge 7,7% no Brasil, o menor patamar desde 2014, aponta IBGE

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Publicidade

Neste terceiro trimestre do ano, a taxa de desemprego no Brasil registrou uma queda significativa, atingindo 7,7%. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua. No segundo trimestre, o índice estava em 8%, enquanto no mesmo período do ano anterior, marcava 8,7%.

Esse patamar revela o menor nível de desemprego desde o último trimestre de 2014, quando atingiu 6,6%. A população desempregada totalizou 8,3 milhões no terceiro trimestre de 2023, refletindo uma queda de 3,8% em relação ao trimestre anterior e uma redução de 12,1% em comparação com o mesmo período em 2022.

Por outro lado, a população ocupada alcançou o número de 99,8 milhões, representando um aumento de 0,9% em relação ao trimestre anterior e um acréscimo de 0,6% em comparação com o terceiro trimestre do ano anterior. Este contingente é o maior já registrado na série histórica, iniciada em 2012.

Os números refletem uma melhora significativa no mercado de trabalho, com um aumento no número de pessoas empregadas e uma diminuição na taxa de desemprego, sinalizando uma tendência positiva na economia do país.

fonte: jurua em tempo.

Veja Mais