20 julho 2024

Tome cuidado: Consumo de álcool pode despertar vontade de fumar, dizem especialistas

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Publicidade

Especialistas afirmam que é verdade: o consumo de bebidas alcoólicas pode aumentar a vontade de fumar em tabagistas ou ex-fumantes. Essa relação tem uma explicação química, mas também é parcialmente baseada em uma “ilusão”.

“A sensação existe, mas é uma ilusão, uma fantasia. É possível contornar. O paciente associa sensações de prazer com situações da vida, como fumar enquanto consome bebida alcoólica ou em outros momentos específicos”, disse a cardiologista Jaqueline Scholz, diretora do Programa de Tratamento de Tabagismo do Hospital Encore.

Os especialistas explicam que existem duas explicações para o consumo de uma droga aumentar o desejo pela outra. A primeira é o “hábito associativo”, onde o fumante cria uma ligação entre o tabaco e o álcool. A segunda é a explicação química, já que o álcool potencializa a metabolização da nicotina.

O álcool pode representar um obstáculo para quem está tentando parar de fumar, pois pode aumentar a vontade de fumar e tornar mais difícil resistir a esse desejo, especialmente para quem está em processo de abstinência.

Ambos o álcool e a nicotina atuam na área do cérebro responsável pelo prazer, produzindo dopamina, conhecida como “hormônio da felicidade”. É essencial desvincular a associação entre o consumo de bebida alcoólica e o consumo de cigarros para um tratamento eficaz contra o tabagismo, envolvendo terapias, mudança de estilo de vida e técnicas de manejo dos gatilhos e sintomas.

Veja Mais