3 de junho de 2026

Avião da FAB com 32 pessoas resgatadas da Faixa de Gaza chega ao Brasil

Avião da FAB com 32 pessoas resgatadas da Faixa de Gaza chega ao Brasil

Pousou no Recife, na noite desta segunda-feira (13), o avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que transportou o grupo de 32 pessoas resgatadas na Faixa de Gaza. Eles aguardavam a autorização para deixar a região desde o início do conflito entre Israel e o Hamas, há mais de um mês. O avião aterrissou às 20h21 na Base Aérea do Recife, na Zona Sul da cidade, e decolou para Brasília às 21h07.

- Publicidade -

No grupo estão 22 cidadãos brasileiros (natos ou naturalizados) e 10 palestinos – três parentes de primeiro grau de brasileiros e sete portadores do Registro Nacional de Migração (RNM) que devem receber status de refugiados.

A aeronave, de modelo VC-2 (Embraer 190), é a décima a voltar com repatriados ao Brasil desde o início dos confrontos, no dia 7 de outubro. Segundo a Aeronáutica, essa é a maior operação de resgate de brasileiros em áreas de conflito no exterior.

De acordo com a FAB, a aterrissagem no Recife é apenas uma parada técnica para abastecimento e nenhum passageiro vai desembarcar na capital pernambucana. O avião permaneceu no Recife até as 21h07, quando a aeronave seguiu viagem.

Após a parada no Recife, o voo com o grupo de resgatados seguiu para Brasília, onde será recebido pelo presidente Lula (PT). A previsão é que a aeronave pouse na capital federal às 23h30 desta segunda-feira. Segundo apurou o g1, os repatriados vão se dividir entre o Distrito Federal e os estados de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

No Recife, os repatriados foram recebidos pelo secretário-chefe da assessoria especial da governadora Raquel Lyra (PSDB), Fernando Holanda. Enquanto a aeronave era reabastecida com combustível, eles fizeram um lanche, com frutas, bolo e sanduíches.

Com o voo desta segunda, até o momento, 1.477 pessoas e 53 animais de estimação foram resgatados do Oriente Médio.

Desde o início da operação, este é o quarto avião que pousa no Recife. Os dois primeiros trouxeram passageiros de Israel; o terceiro, transportou repatriados que vieram da Cisjordânia; e esta aeronave traz o grupo que aguardava o resgate na Faixa de Gaza.

Das 34 pessoas previstas para serem resgatadas neste voo, duas desistiram da viagem no dia em que a saída do grupo de Gaza foi autorizada. Uma mulher de 50 anos e sua filha, de 12 anos, decidiram não viajar, por motivos pessoais.