O Governo do Acre, por meio da Secretaria Estadual de Obras Públicas (Seop), anunciou recentemente a retomada das obras no Hospital João Câncio Fernandes, a principal unidade de saúde em Sena Madureira. Neste momento, as ações concentram-se no centro cirúrgico e nas enfermarias, enquanto uma nova licitação está prevista para dar continuidade à ampliação do hospital.
Nesta terça-feira (14), o senador Alan Rick (UB), o deputado federal Gerlen Diniz (PP) e o secretário da Seop, Ítalo Lopes, visitaram o local para avaliar de perto a situação. Ítalo Lopes destacou os esforços para reiniciar os trabalhos, afirmando que a reforma do centro cirúrgico já está em andamento, e a reforma das enfermarias foi retomada. Ele também mencionou a futura licitação para a ampliação, prevista até o final do ano.
O deputado federal Gerlen Diniz, que recentemente reivindicou o reinício da obra, expressou satisfação com o andamento dos trabalhos, enfatizando a importância do Hospital João Câncio Fernandes para a comunidade.
O senador Alan Rick, que destinou mais de 12 milhões de reais para a reforma e ampliação da unidade de saúde durante seu mandato como deputado federal, também acompanhou de perto as ações.
O Hospital João Câncio Fernandes não atende apenas a população de Sena Madureira, mas também moradores de Manoel Urbano, Santa Rosa e parte do Amazonas. A expectativa é que, no início de 2024, o atendimento aos munícipes seja retomado no prédio original da unidade.
A nova estrutura do hospital, quatro vezes maior que a atual, contará com 50 leitos de enfermaria, centro cirúrgico, sala de estabilização de pacientes, consultórios médicos, raio-x, setor administrativo e outros espaços. Com recursos próprios e de emendas parlamentares, a obra está orçada em mais de R$ 12,5 milhões.