O Instituto Socioeducativo do Estado do Acre (ISE), em parceria com o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), o Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), realizou nesta terça-feira, 14, a certificação da 1ª turma do Projeto Pedalando Novos Tempos, no Centro Socioeducativo Acre.
A ação tem o objetivo de garantir a participação dos adolescentes do sistema socioeducativo acreano em cursos de aperfeiçoamento profissional, como o Curso de Mecânico de Bicicletas.
“Quero agradecer aos nossos parceiros, que foram essenciais para a realização desse curso de Mecânico e Reparador de Bicicletas. Quero, principalmente, parabenizar e agradecer ao nosso instrutor pela dedicação durante essas 40h de formação. Aproveito a oportunidade para pedir às autoridades presentes que continuem olhando para a socioeducação. Como disse a promotora Vanessa Muniz, a socioeducação não é cumprimento de pena e todos nós devemos ter essa mentalidade, desde o servidor que fica na portaria aos nossos agentes de segurança. Todos devemos ter esse viés e cunho pedagógica na socioeducação. Essa é nossa missão”, disse o presidente do ISE, Mário Cesar Freitas.
O presidente destacou que oferecer cursos é um dos grandes objetivos da instituição. Esse mês o instituto irá encerrar dois treinamentos, de barbearia e olericultura. Além deles, os cursos de informática e corte e costura estão em andamento nos Centros Socioeducativos Santa Juliana e Mocinha Magalhães.
“Estamos conquistando novos mares com a celebração da certificação da primeira turma, esse projeto é parceria de várias mãos e que venham as próximas turmas. Que venham as próximas capacitações e formações, pois a educação transforma vidas. Vocês demonstraram dedicação, empenho e perseverança ao longo do curso, adquirindo habilidades técnicas e conhecimentos fundamentais para trilharem outro caminho. Vocês não estão sozinhos. Essa é só uma etapa da vida de vocês, cada um aqui pode fazer um outro caminhar”, assinalou a presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari.
Além do presidente do ISE, Mário Cesar Freitas e da presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, o evento contou com a presença da coordenadora da Infância e Juventude, desembargadora Waldirene Cordeiro; o representante da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), deputado Gilberto Lira; procuradora geral de justiça adjunta, Rita de Cássia; a representante da Federação das Indústrias do Acre (Fieac), Raimunda Holanda, o superintendente regional do Senai, Cesar Dotto; a titular da Promotoria de Justiça Especializada de Medidas Socioeducativas, promotora Vanessa Muniz; servidores e familiares dos socioeducandos.
Via Agência Brasil