24 outubro 2024

Jovem se destaca na formação técnica do Novo Ensino Médio e assegura contrato aos 18 anos

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

No cenário educacional, parcerias entre o Estado e instituições como o Senai, Senac e Ieptec têm se mostrado cruciais para o desenvolvimento profissional dos estudantes no âmbito do Novo Ensino Médio. A história inspiradora de Kauã Esdras Gomes de Souza, ex-aluno da Escola Estadual Professora Ester Maia de Oliveira, na Cidade do Povo, destaca-se como exemplo de sucesso desse programa.

Kauã, de 18 anos, escolheu o eixo de formação técnica em Administração oferecido pelo Senai. Após concluir o ensino médio em 2022, o jovem foi contratado por uma empresa por meio do Programa Menor Aprendiz, atuando como assistente em administração no Senai.

A coordenadora pedagógica do Instituto Senai de Tecnologia, Shyrlene Poersch, elogiou as competências acadêmicas e sociais de Kauã, destacando seu destaque no curso e no Sistema de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica (Saep). Indicado como Jovem Aprendiz no Senai e monitor na Unidade de Raciocínio Lógico, Kauã passou por treinamentos e em breve assumirá uma turma como professor na unidade.

Além de sua dedicação ao ensino técnico, Kauã ingressou no Curso Técnico em Assistência de Planejamento e Edificações no Senai e realizou o Enem, visando cursar Ciência da Computação e se tornar desenvolvedor.

A chefe da Divisão de Ensino Médio da SEE, Danielly Matos, ressaltou que a formação técnica não só proporciona vantagens acadêmicas, mas também benefícios profissionais significativos. Os alunos, ao concluírem o ensino médio, recebem certificações técnicas que os colocam em posição competitiva no mercado de trabalho.

Investimentos na educação, como a distribuição de tablets, acesso à internet, material escolar, e estruturação de laboratórios, têm contribuído para aprimorar a experiência educacional dos estudantes e despertar maior interesse pelo ensino técnico. A reforma do ensino médio, que aproxima o currículo do mundo do trabalho, tem sido fundamental para esse avanço, permitindo que jovens como Kauã tracem trajetórias de sucesso mais cedo em suas carreiras profissionais.

Veja Mais