O nível do Rio Negro, em Manaus, registrou um aumento de 1 metro nos últimos sete dias, marcando uma mudança significativa após 131 dias consecutivos de vazante durante a estiagem no Amazonas. Nesta terça-feira (28), de acordo com informações do Porto de Manaus, o nível da água atingiu 14,25 metros.
Desde o dia 18 de novembro, o Rio Negro tem apresentado saldos positivos de elevação, indicando possivelmente o início do processo de estabilidade e recuperação. Esta mudança é um alívio para a região, que enfrentou um período prolongado de vazante.
Segundo o último boletim da Defesa Civil do estado, também foram registradas elevações nas calhas dos rios Purus, Solimões e Amazonas. As estações do Juruá e Madeira apresentaram oscilações, o que é esperado neste período de transição das estações.
A subida do nível dos rios é um fator importante para diversas atividades econômicas e sociais na região, impactando diretamente a navegação, o abastecimento de água e as condições ambientais. A população local agora aguarda com expectativas o retorno à normalidade das condições dos rios na Amazônia.