28 fevereiro 2024

Operação da Polícia Federal contra fraudes bancárias alcança o Acre

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Publicidade

O estado do Acre está entre os 10 estados alvos da Operação Não Seja um Laranja 3, deflagrada pela Polícia Federal nesta terça-feira (28). A ação visa desarticular esquemas criminosos relacionados à prática de fraudes bancárias eletrônicas e conta com a colaboração da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

De acordo com as informações, a operação busca cumprir 19 mandados de busca e apreensão em 10 estados por meio das Delegacias de Repressão a Crimes Cibernéticos. Os alvos incluem pessoas que cederam suas contas pessoais para receber recursos provenientes de golpes e fraudes contra clientes bancários.

Os estados com mandados em execução são:

  • Paraíba (6 mandados)
  • Alagoas, Goiás, Maranhão e Piauí (2 mandados cada)
  • Acre, Amapá, Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Norte (1 mandado cada)

A Polícia Federal destaca um aumento considerável da participação consciente de pessoas físicas em esquemas criminosos nos últimos anos, onde elas “emprestam” suas contas bancárias em troca de pagamento. Essa prática facilita a ocorrência de fraudes bancárias eletrônicas que prejudicam inúmeros cidadãos.

As instituições bancárias alertam que emprestar contas bancárias para receber créditos fraudulentos é crime e pode causar danos consideráveis aos cidadãos. Se as práticas criminosas forem comprovadas, os suspeitos poderão responder por crimes como associação criminosa, furto qualificado mediante fraude, uso de documento falso, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica, podendo resultar em penas superiores a 20 anos de prisão.

Veja Mais