Antônio Araújo da Silva, residente em Pauini, Amazonas, tornou-se o mais recente paciente a passar por um segundo transplante de fígado na Fundação Hospital do Acre (Fundhacre).
O caso de Antônio é notável, uma vez que ele já havia passado por um transplante em 2016 devido a cirrose hepática. Apesar do sucesso inicial do procedimento, sua saúde teve uma reviravolta com o desenvolvimento de trombose tardia da artéria hepática, uma complicação rara que exigiu um segundo transplante.
O segundo transplante ocorreu no último domingo, 26, coincidentemente, no dia em que Antônio comemorava seu 50º aniversário. O órgão doado foi proveniente de Porto Velho, Rondônia, e uma equipe de transplante da Fundação Hospitalar viajou até a capital rondoniense para trazer o fígado, possibilitando a realização da cirurgia.
Devido à complexidade do caso, sendo o segundo transplante para Antônio, ele permanece sob cuidados intensivos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde está em processo de recuperação.
Somente este ano, a Fundhacre já realizou 17 transplantes de fígado, totalizando 79 procedimentos desde a implementação do programa no Acre em 2014. A instituição continua desempenhando um papel crucial na oferta de tratamentos avançados e especializados para pacientes com condições hepáticas complexas.