24 novembro 2024

Acre aguarda definições para vacinação contra dengue após inclusão no SUS

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Após o Ministério da Saúde anunciar a inclusão da vacina contra a dengue, conhecida como Qdenga, no Sistema Único de Saúde (SUS), o Brasil conquista o feito de ser o primeiro país do mundo a disponibilizar o imunizante de forma universal no sistema público.

No entanto, a distribuição inicial da vacina enfrenta desafios devido à capacidade restrita de fornecimento de doses pelo laboratório fabricante, Takeda. Com essa limitação, a vacinação será direcionada a públicos e regiões prioritárias, levantando incertezas sobre a quantidade de doses que o Acre receberá e quais grupos serão atendidos na primeira fase.

A coordenadora do Programa Nacional de Imunização no Acre (PNI), Renata Quiles, destaca a complexidade da situação: “Todos os estados receberão, mas, inicialmente, apenas parte dos grupos prioritários será imunizada, uma decisão que ainda não foi tomada pelo Ministério da Saúde. Apesar da inclusão da vacina no SUS, ainda não foi incorporada pelo PNI. Somente após esse processo saberemos quem terá prioridade na vacinação.”

A expectativa é que, em janeiro, uma reunião envolvendo representantes de todos os estados ocorra, e o Ministério da Saúde anuncie os critérios para a priorização na vacinação. Enquanto isso, o Acre aguarda mais informações para planejar a distribuição eficiente das doses e garantir a proteção da população contra a dengue.

Via ac24horas.

Veja Mais