28 novembro 2024

Acre é destaque nacional na II conferência de planificação da atenção à saúde

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O governo do Acre, por intermédio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), brilhou na II Conferência Nacional de Planificação da Atenção à Saúde, realizada em Brasília de 10 a 12 de dezembro. O evento, fruto da parceria entre o Hospital Israelita Albert Einstein, Beneficência Portuguesa de São Paulo, Associação Civil Umane, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Organização Pan-americana de Saúde (Opas), contou com o apoio do Ministério da Saúde e teve como missão compartilhar resultados e boas práticas da Planificação da Atenção à Saúde (PAS) no Sistema Único de Saúde (SUS).

O destaque acreano veio através da apresentação oral do relato de experiência no Ambulatório de Atenção Especializada, por meio do projeto PlanificaSUS, coordenado pela Sesacre. Além disso, dois trabalhos foram apresentados no formato de e-banner, abordando temas cruciais como a transversalidade da segurança do paciente e a gestão de tecnologias em saúde para enfrentar a mortalidade materna.

Na comitiva acreana estiveram presentes representantes importantes, como Francisca Luzia Guimarães, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Policlínica do Tucumã, e Elenira Silva, secretária Municipal de Saúde de Plácido de Castro.

Emanuelly Nóbrega, chefe do Departamento de Atenção Ambulatorial Especializada e Hospitalar e coordenadora Estadual da Planificação de Atenção à Saúde pela Sesacre, destacou a relevância do evento como uma oportunidade para compartilhar práticas e experiências bem-sucedidas em nível nacional.

“Um dos principais objetivos do evento é o compartilhamento de práticas e experiências exitosas a nível nacional, trazendo uma perspectiva do fortalecimento e integração entre a atenção primária e a especializada, que é o que o projeto Planifica SUS tem como premissa,” ressaltou Nóbrega.

Ela também enfatizou que a conferência proporcionou uma imersão nas novas políticas implementadas, incluindo a política nacional de atenção especializada, bem como nas políticas de cuidados paliativos e segurança do paciente. Nóbrega concluiu destacando que a participação do Acre no evento resultou em significativas oportunidades e avanços para o estado.

Por acre.gov.br

Veja Mais