29 novembro 2024

Ambulatório da Fundhacre realiza mais de 130 mil consultas e inicia implantação do prontuário eletrônico

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Serviço de Atendimento Ambulatorial Especializado (Saae), vinculado à Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), atingiu a marca de mais de 130 mil consultas realizadas somente este ano. O Saae, que faz parte do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), tem como missão ampliar o acesso da população a serviços de média complexidade, integrando a rede de assistência básica especializada e hospitalar na região de abrangência.

Semanalmente, o Saae realiza cerca de 2.900 consultas médicas, totalizando 12 mil atendimentos mensais. Além disso, oferece agendamento/cadastro de exames, consultas e interconsultas. O serviço enfatiza a humanização e o conforto ambiental, proporcionando bem-estar físico e emocional aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A equipe do Saae também prioriza a organização do ambiente, dispondo de áreas de acolhimento com café, chá e bolachas.

Atualmente, o Saae passa por uma reorganização nos fluxos de atendimento, contando com o apoio da equipe da Organização em Centros de Atendimento (OCA). A implementação de melhorias no acolhimento inicial do paciente está em curso, destacando a inclusão de mais uma esteira para dobrar a oferta do exame de teste ergométrico.

A responsável pelo Saae, Sneyla Santos, ressalta que o serviço ampliou a oferta de consultas de avaliação do marca-passo, passando de 20 para 60 vagas mensais. Além disso, destaca a inclusão da subespecialidade médica em Oftalmologia/Glaucoma no ambulatório.

A Fundhacre está dando os primeiros passos para modernizar sua gestão hospitalar, iniciando a digitalização de prontuários de trinta anos. O prontuário eletrônico visa facilitar o acesso às informações médicas, melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde, reduzir erros e proporcionar uma visão abrangente do histórico do paciente.

 

A modernização traz benefícios como agilidade no acesso às informações, redução do uso de papel, aprimoramento na comunicação entre equipes médicas e minimização de erros de interpretação manual. A Fundhacre está trabalhando na implantação do Sistema de Gestão Hospitalar para registrar o histórico de atendimentos dos pacientes assistidos na instituição.

Por Juliana Queiroz, acre.gov.br

Veja Mais