O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), está participando ativamente das atividades do Salão Nacional do Turismo 2023, em Brasília. O evento, que teve início na sexta-feira, 15, e se estende até domingo, 17, tem como destaque os estandes acreanos, abrangendo desde artesanato e culinária até experiências turísticas únicas na região.
O secretário de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias, destacou a representatividade do Acre no evento e ressaltou a importância da iniciativa para fomentar o turismo tanto nacional quanto local. “O Acre está sendo muito bem representado. Estamos no primeiro dia, e os estandes do Acre estão sendo muito visitados e elogiados. Tenho certeza de que serão três dias de sucesso”, afirmou Messias.
O Salão Nacional do Turismo, realizado pelo Ministério do Turismo após 12 anos de intervalo, proporciona a oportunidade de promover o turismo local através das demonstrações das riquezas de cada estado. Marcelo Messias ressaltou a relevância do evento, afirmando: “Sabemos da importância do turismo internacional, mas é no Salão Nacional que conseguimos fomentar o turismo local, por meio das demonstrações do que cada estado tem, e o Acre tem muito a oferecer.”
O Acre marcou presença com quatro estandes, apresentando experiências turísticas como a Trilha Chico Mendes, Rio Croa, e Serra do Divisor, além de vivências e festivais indígenas. A culinária local também foi destaque, com a apresentação do preparo e degustação do Pirarucu à Casaca no sábado. O grupo Saiti Munuti, representando o povo indígena Yawanawa, encantou os participantes com um show musical, ressaltando a importância da divulgação do etnoturismo do estado.
A mostra cultural recebeu apoio do Sesc Acre, e a participação do Acre no Salão do Turismo conta com o suporte do Programa REM Fase II, coordenado pela Secretaria de Planejamento, da Casa Civil e da Secretaria dos Povos Indígenas. A degustação dos produtos acreanos também tem o apoio do Sesc/Acre.