Nesta ultima quinta-feira (14), o Ministério da Saúde anunciou a alocação de R$ 175,6 mil para fortalecer a vigilância e combater as arboviroses, incluindo dengue, chikungunya e Zika, no estado do Acre. Adicionalmente, serão destinados R$ 324,5 mil para a capital Rio Branco. Esses recursos serão repassados integralmente até o final deste ano. A ação está alinhada ao monitoramento contínuo dessas doenças no Brasil, especialmente diante da iminência do período chuvoso, historicamente associado ao aumento nos casos.
Os estados e municípios já recebem recursos anuais do Piso Fixo de Vigilância em Saúde, financiando a implementação de ações nesse setor. Além disso, o Ministério da Saúde autorizou a transferência de recursos do Fundo Nacional de Saúde para os Fundos Estaduais, Distrital e Municipais de Saúde, voltados para apoio financeiro em ações contingenciais de vigilância e prevenção de endemias, com ênfase em arboviroses. Os detalhes serão formalizados por meio de portaria nos próximos dias.
No ano de 2023, até a semana epidemiológica 48, o Acre registrou um aumento nos casos de dengue, passando de 3.141 em 2022 para 5.950 no mesmo período deste ano. No entanto, houve uma redução nos óbitos: duas mortes em 2022 e nenhuma em 2023.