25 novembro 2024

Rio Branco: 141 anos de história e crescimento, da origem no seringal à capital influente do Acre

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Em 28 de dezembro de 2023, Rio Branco celebra 141 anos de fundação e emancipação política, marcando sua trajetória desde um seringal até se tornar a capital mais ocidental do Brasil, com uma população atual de 364.756 habitantes, segundo o Censo 2022.

A cidade teve origem no Seringal Volta da Empreza, situado às margens do Rio Acre, fundado pelo cearense Neutel Maia. A árvore gameleira, que chamou a atenção de Neutel Maia, deu início a esse local, conhecido como o Segundo Distrito. Posteriormente, Neutel Maia abriu o Seringal Empreza, que hoje corresponde ao Primeiro Distrito da cidade.

Em 1904, com a anexação definitiva do Acre ao Brasil, o Seringal Volta da Empreza começou a se transformar em uma cidade. Em 1909, Rio Branco foi elevada à categoria de Villa Rio Branco, homenageando o Barão do Rio Branco, figura central na resolução da disputa territorial entre brasileiros e bolivianos.

Em 1912, a cidade foi temporariamente renomeada como Penápolis, em homenagem ao presidente Afonso Pena, mas em 1913 retomou o nome de Villa Rio Branco. Em 1920, Rio Branco tornou-se capital do território do Acre e, em 1962, tornou-se a capital do estado, com direito a eleger seu prefeito pelo voto direto.

Atualmente, Rio Branco é a maior e mais populosa cidade do Acre, desempenhando papel central nas áreas financeira, corporativa, política e cultural. Com uma área territorial de 8.834,942 km², é o quinto município em tamanho no estado. Seu marco arquitetônico notável é o Palácio Rio Branco, construído em 1930, que hoje serve como sede do governo do Acre e abriga um museu detalhando a história local, incluindo o Ciclo da Borracha, Povos da Floresta e Chico Mendes.

A história de Rio Branco é um testemunho da evolução e crescimento da região, que, ao longo dos anos, se tornou uma cidade vibrante e influente no panorama brasileiro. Parabéns a Rio Branco pelos 141 anos de uma história rica e diversificada!

imagem via Contilnet.

Veja Mais