A situação das cheias preocupa os moradores de Sena Madureira, conforme confirmado pela Defesa Civil Municipal na manhã desta terça-feira (19). Nas últimas 24 horas, o rio Iaco registrou um aumento significativo, elevando-se em um metro e meio, de acordo com informações do órgão.
Na segunda-feira (18), a régua indicava 6,85 metros, enquanto nesta terça-feira a marca subiu para 8,35 metros. Esse aumento rápido é atribuído às chuvas frequentes na região. Apesar desse acréscimo, o nível ainda está consideravelmente abaixo da cota de alerta, que é de 14 metros. Carlos Davila, representante da Defesa Civil, destacou que a equipe está monitorando a situação diariamente.
“Isso ocorre por conta das chuvas frequentes em nossa região. Apesar desse aumento a passos largos, o nível ainda está bem abaixo da cota de alerta que é de 14 metros. Seguimos fazendo o monitoramento todos os dias”, afirmou Davila.
Preocupações e Orientações da Defesa Civil:
A Defesa Civil está orientando os moradores que residem em áreas propensas a alagamentos a redobrarem os cuidados. O aumento do volume do rio desperta preocupações, especialmente porque os meses de janeiro, fevereiro e março geralmente são associados ao aumento das enchentes.
Em depoimento, Maria das Graças, residente no bairro Praia do Amarílio, expressou sua apreensão: “No ano passado, tivemos que sair da nossa casa. É um sofrimento muito grande. Nos resta esperar em Deus que não tenha enchentes de grande proporção.”