Após a publicação de uma matéria no YacoNews, na qual uma paciente expressa preocupação quanto à demora em sua consulta para tratamento de doença crônica, o Secretário Municipal de Saúde, Donizety Fernandes, esclareceu que a responsabilidade pela consulta é da Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre). Ele afirmou que a paciente está devidamente regulada no sistema da Fundhacre, aguardando o atendimento.
Donizety Fernandes destacou que a Secretaria Municipal de Saúde não tem autonomia para acelerar o processo, uma vez que sua função se limita ao agendamento de consultas conforme a liberação de vagas pela Fundhacre. O secretário enfatizou que a celeridade no atendimento depende diretamente da fundação estadual.
Em declarações à imprensa, o secretário esclareceu que a consulta esperada pela paciente, a senhora Fabíola Passos, não está sob responsabilidade da pasta municipal, mas sim do governo estadual por meio da Fundhacre. Ele assegurou à população que, tão logo a fundação abra novas vagas, a paciente terá acesso à consulta.