As autoridades meteorológicas japonesas alertam para a probabilidade de novos terremotos na região atingida pelo sismo de magnitude 7,5 ocorrido em 1º de janeiro. Segundo a Agência Meteorológica Japonesa (JMA), há uma chance de 10% a 20% de ocorrer outro terremoto de magnitude semelhante na próxima semana.
O sismo de Ano Novo atingiu a Península de Noto, em Ishikawa, provocando desabamentos, incêndios e alertas de tsunami. A JMA registrou até o momento 149 tremores na região desde a ocorrência do terremoto inicial.
Apesar da suspensão dos alertas de tsunami ao longo da costa oeste do país, o acesso à parte norte da isolada Península de Noto permanece limitado quase 24 horas após o evento. O número de mortos decorrentes do terremoto aumentou para pelo menos 48, de acordo com autoridades da província de Ishikawa.
As equipes de resgate continuam trabalhando para alcançar pessoas presas sob edifícios desabados, e o primeiro-ministro Fumio Kishida enfatizou os desafios enfrentados, destacando que uma estrada destruída impede o acesso à área afetada.
Com informações da CNN.