24 novembro 2024

Aposentados da Emater e Cageacre são vítimas de golpes de desconto em salários

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Dezenas de servidores aposentados da Emater e da Cageacre estão enfrentando um golpe que resulta em descontos não autorizados em seus salários. Os servidores relatam que estão sofrendo deduções de contribuições para associações e sindicatos sem consentimento prévio, com valores que variam de R$ 40 a R$ 140. Em alguns casos, os servidores só perceberam o golpe meses depois, resultando em prejuízos que chegam a até mil reais.

Os criminosos empregam diversas entidades para aplicar o golpe, sendo a Associação Brasileira dos Servidores Públicos (ABSP) uma das mais utilizadas. No entanto, ao acessar o site dessa instituição, é exibido um alerta destacando que não há qualquer relação jurídica com o INSS ou qualquer órgão da Administração Pública, e que portanto não realizam descontos em folha de pagamento.

“Aqui, são várias pessoas que estão sendo vimaíts desse golpe. Quando a gente entra em contato com as instituições que supostamente estariam recebendo nossa contribuição, descobrimos que não partiu deles isso, ou seja, é um golpe”, explica a servidora Letícia Pessoa, também afetada pelo golpe.

Os servidores levantam suspeitas sobre a possível participação de funcionários do INSS, dado que os descontos são realizados diretamente na folha de pagamento, mesmo sem autorização prévia dos servidores. “É algo muito estranho, já que se a gente não assinou nenhum documento autorizando o desconto e mesmo assim, os valores são descontados direto da folha de pagamento, há algo muito errado. É quase todos os aposentados da Emater e da Cageacre”, denuncia um dos servidores.

Alguns servidores já buscaram assistência do Procon para tentar recuperar os valores descontados indevidamente, e o caso também foi reportado à Polícia Federal.

O INSS foi contatado para comentar sobre o assunto, porém a gerência local no Acre declarou que não possui acesso à folha de pagamento dos servidores do estado e não trata desse tipo de questão. Apesar do alerta na página inicial do site de uma das entidades utilizadas no golpe, o órgão federal afirmou não ter conhecimento do golpe e disponibilizou apenas um link com orientações em casos de descontos indevidos.

Via ac24horas.

Veja Mais