Um ciclone tropical na costa norte da Austrália foi elevado à categoria “severo” nesta quinta-feira (25), enquanto se desloca em direção à costa ao longo da Grande Barreira de Corais, marcando o segundo ciclone desse tipo na região desde dezembro.
O Departamento de Meteorologia informou que o ciclone tropical Kirrily deverá atingir a costa próxima à cidade turística de Townsville na noite de quinta-feira, trazendo consigo rajadas de vento de até 165 quilômetros por hora.
A intensa chuva associada ao ciclone pode provocar inundações repentinas com risco de vida ao longo de seu trajeto, e aqueles que residem a 100 km da costa, tanto ao norte quanto ao sul de Townsville, foram aconselhados a buscar abrigo em locais seguros, alertou o Departamento.
O primeiro-ministro de Queensland, Steven Miles, declarou na quinta-feira, antes do aumento da tempestade, que os residentes deveriam se preparar para possíveis quedas de energia que poderiam durar dias. Ele anunciou anteriormente que 100 funcionários de emergência extras foram mobilizados para a área.
“Mantemos-nos preparados e prontos para o pior, enquanto esperamos e torcemos pelo melhor”, afirmou ele em entrevista coletiva. “Nossa mensagem para os habitantes de Queensland é que é hora de garantir que vocês estejam preparados.”
As tempestades da categoria três estão dois níveis abaixo das mais perigosas e têm potencial para causar danos significativos a caravanas, bem como destruir colheitas e árvores.
Os últimos alertas de tempestade surgem cerca de um mês após o ciclone tropical Jasper causar danos generalizados em toda a região.
O aeroporto de Townsville foi fechado na quinta-feira, e os eventos públicos relacionados ao feriado do Dia da Austrália, na sexta-feira (26), foram cancelados.
Via CNN Brasil.