Na manhã desta segunda-feira, 8, moradores de Xapuri se reuniram às margens do Rio Acre para protestar contra a falta de operação de uma balsa com rebocador que chegou à cidade em setembro do ano passado. A “festa” de protesto contou até com um bolo decorado, marcando simbolicamente os mais de quatro meses de inatividade da embarcação, que permanece atracada sem ser utilizada.
A população local expressou sua frustração diante da situação, já que a balsa, que deveria facilitar a travessia entre os distritos da cidade, não está em operação desde sua chegada. O ato visa chamar a atenção das autoridades para a necessidade de solucionar o problema e colocar a embarcação em funcionamento para atender às demandas da comunidade.
Em resposta ao protesto, o Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre) emitiu uma nota. O órgão esclareceu que tem garantido as condições necessárias de segurança e trafegabilidade no transporte fluvial no rio Acre em Xapuri. Além disso, o governo informou que uma nova balsa será enviada ao município e passará por ajustes essenciais antes de iniciar as operações.
O Deracre ressaltou que, apesar do transtorno causado pela inatividade da balsa, os moradores de Xapuri ainda contam com duas embarcações que estão operacionais, garantindo o suporte necessário para serviços essenciais, como saúde, segurança e alimentação, sem comprometer o atendimento às comunidades. Na cidade, a balsa é o único meio de transporte que conecta o centro de Xapuri ao Bairro Sibéria e a outras comunidades, sendo vital para aproximadamente 12% da população que vive nessa região mais isolada.
VEJA O VÍDEO: