A juíza Lana Leitão Martins, do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), foi homenageada pela Ordem dos Advogados do Brasil em Roraima (OAB-RR) em virtude de sua atitude durante uma audiência de custódia ocorrida no último dia 10. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra a magistrada oferecendo café e um casaco ao detento Luan Gomes, 20 anos, que aparentava sentir frio durante a apresentação.
A OAB-RR concedeu à juíza Lana uma “Menção Elogiosa” em reconhecimento ao tratamento humanizado dispensado ao custodiado. Nas redes sociais, o presidente da OAB-RR, Ednaldo Gomes Vidal, destacou que Lana aplicou “efetivamente o ordenamento jurídico, observando as regras de segurança sanitária e garantia de direitos da pessoa presa, com excelência, presteza e dedicação, sempre pautada na ética e compromisso institucional.”
O ofício formalizando a homenagem foi enviado na última sexta-feira (12) ao Ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, ao presidente do TJRR, desembargador Jésus Nascimento, e ao presidente da Associação de Magistrados de Roraima (AMARR), juiz Marcelo Oliveira.
No vídeo que viralizou, a juíza Lana Leitão Martins percebe que Luan Gomes está com frio durante a audiência. Em resposta, ela solicita o desligamento do ar-condicionado, pede um café para o detento e afirma que não continuará a audiência enquanto ele estiver tremendo.