30 novembro 2024

Moradores ignoram maior terremoto da história do Brasil:”não sentimos nada”, diz comunidade

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

 

No interior do Acre, os moradores de Tarauacá receberam com ceticismo a notícia de que o município foi palco do maior terremoto da história do Brasil. Surpreendentemente, a maioria da população não relatou ter sentido qualquer tremor de terra.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos registrou, às 16:31h de sábado, 20, um abalo sísmico de 6,6 graus na Escala Richter, ocorrido na região entre Tarauacá, Acre, e Ipixuna, Amazonas. Esse evento sísmico foi considerado o maior já registrado no país, segundo as informações também captadas pelo Centro de Redes de Terremotos da China.

Ildivan Coelho, morador do bairro Corcovado, afirmou não ter sentido o terremoto. “Inclusive, só fiquei sabendo desse terremoto hoje, domingo (22), quando vi no noticiário. Eu não senti, minha família não sentiu e nem ouvi alguém dizendo que sentiu”, declarou.

O jornalista Gilson Amorim, que cobre notícias da região, admitiu ter percebido o tremor, mas ao notar que ninguém se manifestava sobre o assunto, optou por não insistir. “Estava sentado e senti a casa balançando, minha esposa estava em pé e não sentiu nada. Fui em um grupo de amigos, perguntei e ninguém disse ter sentido, então fiquei na minha”, relatou Amorim.

O professor de Sismologia da USP, George Sand, explicou que, embora o abalo tenha sido de grande intensidade, a profundidade em que ocorreu favorece a dissipação da energia antes de atingir a superfície, o que pode explicar por que a população não o percebeu.

Com esse acontecimento, Tarauacá agora ostenta o primeiro e o segundo lugar na lista dos terremotos mais fortes da história do Brasil. Em junho de 2021, um tremor de 6,5 na escala Richter já havia sido registrado no município. Desde 1979, foram contabilizados 157 tremores em um raio de 700 km ao redor do epicentro, onde ocorreu o deslocamento de placas no último sábado, 20.

Veja Mais