24 novembro 2024

Operação conjunta da PF, FUNAI e Força Nacional coíbe invasão em terra indígena

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

No último sábado, 27/01, a Polícia Federal e a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), com o apoio da Força Nacional de Segurança Pública, realizaram a Operação Tapunhas com o objetivo de conter e reprimir a invasão da borda norte da Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau, localizada no município de Governador Jorge Teixeira/RO.

A ação envolveu cerca de 26 policiais federais, quatro servidores da FUNAI e 20 agentes da Força Nacional, que atuaram em dois endereços simultaneamente. Uma equipe se dirigiu à área invadida e constatou a ocupação ilegal por aproximadamente 50 pessoas, resultando na inutilização de cerca de oito barracões/tendas e na retirada dos invasores. Paralelamente, outra equipe cumpriu dois mandados de busca e apreensão nos municípios de Governador Jorge Teixeira/RO e Theobroma/RO, expedidos em regime de plantão pela 1ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Ji-Paraná/RO.

As investigações tiveram início após um ofício enviado pela FUNAI reportando os acontecimentos. A Polícia Federal realizou diligências que confirmaram a natureza criminosa da ação, identificando uma das lideranças do grupo. Com base nas informações obtidas, foi representado pela Polícia Federal e autorizada pela Justiça Federal a busca e apreensão contra o suspeito, que foi preso em flagrante pela prática do crime de contrabando de produtos veterinários.

Os investigados responderão pelos crimes de associação criminosa, invasão de terras da União e desmatamento, cujas penas somadas podem atingir até 10 anos de prisão.

O nome da operação, “Tapunhas”, faz referência à pronúncia do termo indígena “tapy’inha”, que significa invasor branco.

A Polícia Federal enfatiza que denúncias que possam colaborar com os trabalhos da instituição podem ser feitas pelo canal de comunicação online de crimes da Polícia Federal (Comunica PF), disponível em: DENUNCIE AQUI, e pelo telefone (69) 3411-2300, garantindo-se o sigilo da fonte em ambos os casos.

Via Contilnet.

Veja Mais