Na manhã de segunda-feira (15), a Polícia Federal deflagrou a Operação Encomenda, investigando um sofisticado esquema de fraude em licitação, lavagem de capitais e organização criminosa em Marechal Thaumaturgo, interior do Acre.
O esquema identificado pela PF era composto por dois núcleos principais. O primeiro, um núcleo político, integrado por agentes públicos, direcionava e favorecia determinadas empresas em licitações realizadas na cidade. O segundo, um núcleo empresarial, recebia valores e os repassava aos agentes públicos envolvidos.
Mais de dez policiais federais foram mobilizados para cumprir três mandados de busca e apreensão nas cidades de Marechal Thaumaturgo e Cruzeiro do Sul. Os mandados foram expedidos pela Vara Única da Justiça Federal da Subseção de Cruzeiro do Sul.
Os investigados poderão enfrentar acusações de fraude à licitação, lavagem de capitais e organização criminosa. A ação da PF visa desvendar práticas ilícitas que comprometem a transparência nos processos licitatórios, prejudicando o erário público e minando a confiança da sociedade nas instituições.
O desdobramento das investigações e as medidas legais subsequentes serão cruciais para responsabilizar os envolvidos e preservar a integridade dos processos públicos.
Via Contilnet.