26 novembro 2024

PF desencadeia operação rota 163 contra grupo de tráfico internacional de drogas vindo do Paraguai

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Nesta última terça-feira (9), a Polícia Federal (PF) iniciou a Operação Rota 163, com o propósito de desmantelar um grupo associado ao tráfico internacional de drogas, atuante nas proximidades da fronteira com o Paraguai, especialmente em Ponta Porã e Campo Grande, no estado de Mato Grosso do Sul.

A ação, autorizada pela 1ª Vara Federal Criminal de Guaíra (PR), cumpre dois mandados de busca e apreensão, um mandado de prisão e ordens de sequestro de bens e valores nas duas cidades. A PF informou que membros da organização já foram detidos tanto no Brasil quanto no Uruguai.

As investigações tiveram início em janeiro de 2023, quando duas integrantes do grupo foram presas transportando cerca de 30 quilos de pasta-base de cocaína, proveniente do Paraguai, escondida no tanque de combustível, na BR-163, município de Quatro Pontes (PR). A droga, majoritariamente originada do Paraguai pela região de Ponta Porã, era distribuída por uma rede de transportadores, fornecedores e compradores em estados como Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

Caso as suspeitas sejam confirmadas, os envolvidos poderão responder por crimes como tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa e lavagem de dinheiro, com penas cumulativas que podem ultrapassar 40 anos de prisão.

A PF destacou que as investigações continuarão até que todos os integrantes do grupo criminoso sejam identificados.

Veja Mais