O sismógrafo da missão Apollo 11, com base em dados fornecidos pelo Instituto de Pesquisas Geológicas dos EUA (USGS), detectou um significativo terremoto em Tarauacá no último sábado, 20, às 18:31h. O abalo sísmico foi classificado como intenso, atingindo 6,6 pontos na escala Richter, e teve seu epicentro localizado a uma profundidade de 614 quilômetros. Essa magnitude equiparou-se ao terremoto mais intenso já registrado no Brasil, ocorrido em 1955 em Mato Grosso.
Apesar da considerável intensidade do evento, a profundidade em que se deu o abalo favorece a dissipação da energia antes de atingir a superfície, o que provavelmente não gerou percepção significativa pela população local.
Vale ressaltar que em 7 de junho de 2021, Tarauacá experimentou o segundo maior terremoto da história brasileira, quando o USGS registrou um tremor de 6,5 na escala Richter. Desde 1979, foram documentados 157 tremores em um raio de 700 km ao redor do epicentro, onde ocorreu o deslocamento de placas sismográfico relatado hoje.