13 abril 2024

Abílio Diniz, visionário do mundo empresarial, falece aos 87 anos em São Paulo

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O renomado empresário Abílio Diniz, aos 87 anos, faleceu neste domingo (18) em São Paulo, vítima de insuficiência respiratória devido a uma pneumonite. Reconhecido por sua notável trajetória no setor empresarial, Abílio Diniz foi um dos protagonistas na construção do grupo Pão de Açúcar, tornando-se um dos maiores líderes do setor alimentício mundial.

Internado por um mês no hospital Albert Einstein, na capital paulista, Abílio Diniz deixa um legado de empreendedorismo e inovação, além de sua família composta por cinco filhos, esposa, netos e bisnetos.

O velório será aberto ao público nesta segunda-feira (19), das 11 horas às 15 horas, no Salão Nobre do Estádio do Morumbi, com o enterro reservado apenas aos familiares.

Nascido em dezembro de 1936, Abílio Diniz começou sua jornada ao lado do pai no bairro do Paraíso, Zona Sul de São Paulo, onde contribuiu para a fundação da icônica rede de supermercados Pão de Açúcar. Sua visão empreendedora o levou a expandir o império familiar, marcando o início de uma história de sucesso no varejo brasileiro.

Com uma carreira repleta de marcos, Diniz foi pioneiro em diversas iniciativas, incluindo a abertura do primeiro hipermercado do Brasil, o Jumbo, em 1971, e a internacionalização do Pão de Açúcar, com a entrada do grupo francês Casino em 1995.

Além de suas realizações no mundo dos negócios, Abílio Diniz também se destacou como esportista, sendo tricampeão brasileiro de motonáutica em 1970.

Seu legado vai além das conquistas empresariais, deixando uma marca indelével no cenário econômico e social do Brasil. Abílio Diniz será lembrado como um visionário cujo espírito empreendedor e compromisso com a excelência inspiraram gerações.

A família Diniz emitiu uma nota, expressando seu pesar pela perda e agradecendo a todas as mensagens de apoio e carinho neste momento de luto:

“É com extremo pesar que a família Diniz informa o falecimento de Abilio Diniz aos 87 anos neste domingo, 18 de fevereiro de 2024, vítima de insuficiência respiratória em função de uma pneumonite.

O empresário deixa cinco filhos, esposa, netos e bisnetos, e irá ao encontro do seu filho João Paulo, falecido em 2022. Desde já, a família agradece a todas as mensagens de apoio e carinho.”

Via G1.

Veja Mais