13 abril 2024

Enchente do Rio Purus: Níveis sobem rapidamente e famílias são desalojadas em Santa Rosa

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Rio Purus transbordou em Santa Rosa do Purus na manhã deste sábado (24), atingindo a cota de 9m28cm, 28cm acima do nível de alerta. A Defesa Civil Municipal informa que a subida acelerada do rio obrigou a desalojar algumas famílias ainda hoje.

O prefeito de Santa Rosa, relata que o rio subiu 1m28cm em apenas 11 horas, entre as 19h de sexta-feira (23) e as 6h da manhã de sábado. “Estamos monitorando a situação de perto e prestando todo o apoio às famílias que precisaram deixar suas casas”, afirma o prefeito.

Preocupação com alagamentos aumenta em outras cidades

Em Esperança, o rio também está subindo rapidamente e as aldeias ribeirinhas no Peru já estão sofrendo com alagamentos. Há relatos de pedidos de socorro por parte dos moradores das aldeias.

Em Manoel Urbano, o rio ainda está abaixo da cota de alerta, mas o coordenador da Defesa Civil, alerta que a situação pode mudar rapidamente. “O rio começou a subir hoje e, com o volume de água que vem do Alto Purus, podemos ter um aumento significativo do nível nos próximos dias”, explica.

Sena Madureira se aproxima da cota de alerta

Em Sena Madureira, o Rio Purus atingiu a cota de 11m25cm na manhã deste sábado, 94cm acima do nível de ontem. O coordenador da Defesa Civil, [nome do coordenador], prevê que a cidade possa chegar à cota de alerta na segunda-feira (26) ou antes disso.

“O tempo está nublado e as informações que temos do Alto Iaco indicam que o volume de água que vem é bastante intenso”, afirma o coordenador. A Defesa Civil de Sena Madureira está em alerta máximo e monitorando a situação do rio constantemente.

Vídeo:

Veja Mais